| CIDADE
por: Calvin Furtado
[23H:58MIN] 20/10/2011 - HABITAÇÃO
www.jornalminuano.com.br
Ações contra seguradora garantem indenizações a bajeenses
Os mutuários da extinta Companhia de Habitação do Estado (Cohab) continuam a receber benefícios devido às más condições das residências.
Cerca de dois mil moradores de dez bairros do município têm direito a receber indenizações por parte da seguradora. Ontem, oito moradores do bairro Morgado Rosa receberam parecer favorável da Justiça e serão indenizados.
O líder comunitário Giordel Marques, que se coloca à frente deste processo desde o começo do movimento, destaca que a primeira sentença favorável aconteceu em julho do ano passado. A medida beneficiou moradores do bairro Mascarenhas de Moraes. "As casas foram construídas com material de péssima qualidade. Todos pagavam seguro obrigatório, e na hora da entrega, não houve vistoria. Nesse caso, o único caminho para buscar o ressarcimento é a justiça", explica.
Em média, uma ação como a dos mutuários da Cohab tramita até cinco anos na justiça e os beneficiados recebem em média R$ 20 mil. Ao entrar com a ação, a residência passa por uma perícia quando é levantado um laudo sobre os danos. O juiz se apodera das informações, emite a sentença e a seguradora é acionada. "É importante que busquem isso, corram atrás. É um direito que elas têm", afirma Marques.
A maioria dos processos dos mutuários já tramita há dois anos. No entanto, Marques se coloca à disposição para ajudar aqueles que ainda não recorreram. "Os que ingressarem com este tipo de ação não arcam com nenhuma despesa, apenas no final da demanda em caso de procedência da mesma. As ações são contra as seguradoras e não contra o Estado ou qualquer outro órgão. Ainda dá tempo de entrar, ninguém no Estado perdeu este tipo de ação até hoje", garante.
A ação coletiva que envolve cerca de 200 mutuários do bairro Mascarenhas de Moraes está em última instância e deve ter um desfecho em breve. Desde o mês passado ocorrem algumas perícias no bairro Camillo Gomes. Além dos bairros já citados, moradores do Núcleo Nei Azambuja, Stand, Ivo Ferronato, Passo das Pedras, Morgado Rosa, Prado Velho, Kennedy e Vicente Gallo Sobrinho têm direito ao benefício.
AINDA SOBRE A EXTINTA COHAB

AINDA SOBRE A EXTINTA COHAB

| | CIDADE por: Munique Monteiro [22H:27MIN] 12/07/2011 HABITAÇÃO - Prédio Público da antiga Cohab é utilizado para moradia | Mutuários pedem cedência do imóvel ao governo do Estado |

Um comentário:
eu gostaria de saber se minha mae tem direito a indenizaçao joana maria machado jardim
Postar um comentário